quarta-feira, 1 de julho de 2009

O portátil Walkman completa 30 anos

Primeiro tocador de música portátil do mundo, o walkman está completando 30 anos, justamente no momento em que os aparelhos de mp3 estão ficando cada vez mais populares. Apesar de obsoleto, o walkman segue como um dos principais ícones da década de 80. Além disso, é cercado de lendas e polêmicas sobre sua criação. E, em uma das versões sobre sua origem, um brasileiro aparece como seu inventor.

Lançado pela Sony em 1º de julho de 1979, o aparelho causou uma revolução, já que permitiu que as pessoas ouvissem música "em qualquer lugar e a qualquer momento", como dizia o slogan em seu lançamento. Uma porta-voz da companhia japonesa disse à Agência Efe que, desde o lançamento do TPS-L2 azul e prateado, foram vendidas mais de 385 milhões de unidades. O modelo acabou virando um nome genérico e rapidamente alcançou o status de ícone.

No entanto, hoje em dia, o walkman - que toca fitas e precisa de pilhas para funcionar - sofre com a concorrência de modelos muito menores e com baterias de lítio.

– O walkman mudou a nossa forma de escutar música – disse Rob Mason, um americano de 28 anos que lembra com clareza do primeiro seu aparelho.

O primeiro modelo do tocador de música digital da Apple foi lançado em 2001. A esta altura, o walkman já havia sido superado pelo cd e o minidisc. A Apple já vendeu mais de 210 milhões unidades do iPod, que, aparentemente, vai superar seu antecessor. Além disso, o pequeno aparelho já pode ser considerado um ícone da atual década.

Porém, como costuma ocorrer com os ícones, a origem do walkman é cheia de lendas e disputas, e há inclusive uma história segundo a qual um alemão naturalizado brasileiro teria sido seu inventor - com quem a Sony chegou a travar uma batalha na Justiça.

Segundo a versão oficial da empresa, a ideia da invenção foi de seus fundadores, Masura Ibuka e Akio Morita, que tinham a proposta de fazer com que as pessoas levassem a sua música para vários lugares, sem incomodar terceiros.

– Após uma viagem aos Estados Unidos, Morita voltou impressionado com os muitos jovens americanos que saíam para a rua com seus enormes rádios – disse outro porta-voz da Sony.

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