quarta-feira, 1 de julho de 2009

U2 inicia turnê em Barcelona com homenagem a Michael Jackson

A banda irlandesa gastou quase R$ 200 milhões para maratona de shows, iniciada em Barcelona, para 90 mil pessoas.

A nova turnê do U2 começou com arroubos de grandiosidade - como de praxe, em se tratando da banda irlandesa. A primeira rodada de shows em três anos foi aberta para 90 mil pessoas, em Barcelona, na terça, 30.

Em cima de um palco circular de proporções gigantescas - um dos maiores já construídos -, montado no estádio Nou Camp, Bono Vox, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. não fugiram do "protocolo oficial", há menos de uma semana da morte de Michael Jackson: tocaram duas músicas do rei do pop, "Man in the Mirror" e "Don't Stop 'Til You Get Enough".

Em seguida, a banda dedicou "Angel of Harlem" (do álbum Rattle and Hum, de 1988) ao cantor, segundo a agência de notícias Reuters.



Fonte: NME.

Ouça na íntegra o novo disco do Moby


Depois de uma frustrante tentativa de se jogar nas pistas em "Last Night", Moby volta às raízes em seu nono álbum "Wait for Me", que chega às lojas do mundo nesta terça (30.06). Introspectivo, melancólico, desiludido. Assim Moby se apresenta neste fim da primeira década de anos 2000.



Confira o disco na íntegra disponibilizado no site da Spinner.

Alice In Chains libera música para download

A banda norte-americana Alice in Chains oferece aos fãs, em seu site oficial, a faixa "A Looking in View", do álbum Black Gives Way to Blue (a ser lançado em 29 de setembro). Clique aqui para baixar a música.A nova encarnação do grupo de rock conta com William DuVall nos vocais. O posto pertencia originalmente a Layne Staley, morto em 2002, após overdose de drogas.

O novo trabalho é o primeiro da banda em 14 anos, desde que Alice in Chains chegou às prateleiras. DuVall, egresso da banda Comes With the Fall, começou a tocar junto com os novos parceiros musicais em 2005.Marco do movimento grunge, a banda liberou um preview do vídeo de "A Loiking in View" na semana passada. Confira abaixo:


Fonte: Rolling Stone Brasil

Ben Harper volta roqueiro com a banda Relentless 7

Quando tudo parecia estar caminhando na direção do pop calminho à moda do surfista havaiano Jack Johnson, Ben Harper decidiu escalar uma banda formada no Texas - o Relentless 7 - para apoiá-lo em uma nova fase. "White lies for dark times" traz à tona a veia blueseira do músico californiano e ainda resgata o rock mais cru da década de 70 - tudo bem arejado, sem soar revisionista. Uma das melhores canções do disco é "Lay down & hate me", que junta backing vocals a um suingue digno dos tempos dourados da soul music. "Nunca confie numa mulher que goste de blues", aconselha a letra. A versão de luxo do álbum traz ainda o clipe de "Shimmer and shine", uma galeria de fotos e um documentário em DVD. (LÍGIA NOGUEIRA)





Fonte: G1 - Música

O portátil Walkman completa 30 anos

Primeiro tocador de música portátil do mundo, o walkman está completando 30 anos, justamente no momento em que os aparelhos de mp3 estão ficando cada vez mais populares. Apesar de obsoleto, o walkman segue como um dos principais ícones da década de 80. Além disso, é cercado de lendas e polêmicas sobre sua criação. E, em uma das versões sobre sua origem, um brasileiro aparece como seu inventor.

Lançado pela Sony em 1º de julho de 1979, o aparelho causou uma revolução, já que permitiu que as pessoas ouvissem música "em qualquer lugar e a qualquer momento", como dizia o slogan em seu lançamento. Uma porta-voz da companhia japonesa disse à Agência Efe que, desde o lançamento do TPS-L2 azul e prateado, foram vendidas mais de 385 milhões de unidades. O modelo acabou virando um nome genérico e rapidamente alcançou o status de ícone.

No entanto, hoje em dia, o walkman - que toca fitas e precisa de pilhas para funcionar - sofre com a concorrência de modelos muito menores e com baterias de lítio.

– O walkman mudou a nossa forma de escutar música – disse Rob Mason, um americano de 28 anos que lembra com clareza do primeiro seu aparelho.

O primeiro modelo do tocador de música digital da Apple foi lançado em 2001. A esta altura, o walkman já havia sido superado pelo cd e o minidisc. A Apple já vendeu mais de 210 milhões unidades do iPod, que, aparentemente, vai superar seu antecessor. Além disso, o pequeno aparelho já pode ser considerado um ícone da atual década.

Porém, como costuma ocorrer com os ícones, a origem do walkman é cheia de lendas e disputas, e há inclusive uma história segundo a qual um alemão naturalizado brasileiro teria sido seu inventor - com quem a Sony chegou a travar uma batalha na Justiça.

Segundo a versão oficial da empresa, a ideia da invenção foi de seus fundadores, Masura Ibuka e Akio Morita, que tinham a proposta de fazer com que as pessoas levassem a sua música para vários lugares, sem incomodar terceiros.

– Após uma viagem aos Estados Unidos, Morita voltou impressionado com os muitos jovens americanos que saíam para a rua com seus enormes rádios – disse outro porta-voz da Sony.