quinta-feira, 18 de junho de 2009

Duff McKagan fala sobre erros das gravadores em sua coluna na Playboy

Estava lendo esse artigo e achei interesante publicá-lo, pois dá mais uma idéia de como as gravadoras mais conservadoras estão perdendo tempo na era da música digital. Nada melhor do que alguém que convive nesse mundo para falar desse assunto, no caso, o ex-baixista do Guns N´Roses, Duff McKagan, atualmente no Velver Revolver. Confira:

"Quando eu estava no G'N'R, bandas como nós poderiam sem dúvida trabalhar em um ponto de equilíbrio na estrada pois elas vendiam então mais discos do que é possível de se imaginar atualmente. A razão para a diminuição dramática nas vendas de discos foi sem dúvida a digitalização da música. Colocar a música em CDs significava transformá-la em formato digital; eventualmente isto conduziu a uma situação onde os arquivos digitais como o MP3 ficaram dissociadas de um produto físico, tornando a Internet e os computadores pessoais os meios principais de distribuir a música. Uma excursão naquela época, no alvorecer da era digital, era realmente um anúncio publicitário enorme para vender o seu disco. Como uma parcela maior de pessoas começou a obter sua música gratuitamente através da pirataria, as excursões, as vendas de merchandising (na maior parte camisetas, mas também adesivos, broches e qualquer outra coisa em você pode colocar o logotipo da banda), e licenciamento da música para anúncios e ringtones tem que financiar as bandas atualmente".

"As grandes gravadoras perderam a única oportunidade de receber de volta o prejuízo causado pelo download ilegal em 1997. Nós todos recordamos o caso do Napster quando o Metallica os processou, certo? Hey, até onde eu sei, o Metallica teve todo o direito de exigir o pagamento pelas suas suadas gravações. Mas havia uma outra coisa em jogo então que nunca foi realmente publicada - e foi aí que as grandes gravadoras fizeram uma grande cagada na minha opinião".

"O Napster estava ganhando caminhões de dinheiro com os anúncios nessa época. Acho que o site era o link mais visitado na Web e por causa disso um grande negócio. Fabricantes de carros, de refrigerantes, companhias de cinema e muitos outros pagaram uma nota preta para aparecerem no Napster naquela época. O Napster fez uma proposta de dividir esses lucros com as grandes gravadoras, assim os artistas seriam compensados financeiramente pelas músicas que o Napster colocara à disposição de todos gratuitamente. Hoje em dia isso parece o modelo de negócio ideal, mas algo que na época não era previsto como o futuro da música digitalizada. As grandes gravadoras refugaram e deixaram passar uma enorme oportunidade".

Duff escreve semanalmente uma coluna financeira no site da Playboy.com.

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