terça-feira, 5 de maio de 2009

Coldplay sofre quarta acusação de plágio

Os britânicos do Coldplay sofreram mais uma acusação de plágio. Desta vez, Cat Stevens (atualmente conhecido como Yusuf Islam) disse que a música Viva La Vida é uma cópia da sua Foreigner Suite. Stevens lembrou ao The Sun que Joe Satriani entrou com um processo contra a banda por plágio da música If I Could Fly (2004), mas que na verdade a “inspiração” veio da sua composição de 1973.

Apesar da acusação, Stevens não disse se processará a banda de Chris Martin. Recentemente, o Coldplay negou em tribunal a acusação de Satriani. Porém, o Sun lembrou que Chris disse à Rolling Stone em 2005 que eles são “incrivelmente bons plagiadores".

No ano passado, além de Satriani, o grupo recebeu acusações de plágio de outros dois artistas: do líder da banda norte-americana Creaky Boards e da cantora francesa Alizée. Em 2003, o Flaming Lips concordou em dividir os royalties de sua música Fight Test com Stevens, por ser muito semelhante a Father And Son, de 1970.



A banda anunciou recentemente que dará de presente aos fãs que comparecerem a seus próximos shows uma cópia gratuita em CD de sua coletânea ao vivo "LeftRightLeftRightLeft", como agradecimento pelo apoio que deram ao grupo "em tempos de crise".

Segundo o site do Coldplay, o presente começará a ser entregue a partir do dia 15 de maio, quando a banda inicia sua turnê pela América do Norte. Para os integrantes do grupo, o CD é uma "demonstração de gratidão" a todos os fãs que os apoiaram, apesar das dificuldades econômicas atuais.

A coletânea, que será disponibilizada para download na página do Coldplay na internet também a partir de 15 de maio, contém nove músicas gravadas em diversos shows da turnê "Viva la vida". Entre elas estão sucessos como "Clocks", "The hardest part" e "Fix you".

Nenhum comentário:

Postar um comentário