Na semana passada a loja de música online iTunes anunciou um aumento no preço das músicas vendidas no site de US$0,99 para US$1,29. Já a concorrente Amazon, tem planos de vender o TOP 100 à US$0,69, acirrando ainda mais a briga dessas gigantes.
Cientistas da Billboard conduziram um rápido estudo sobre um misterioso novo fenômeno: as canções do iTunes mais caras, de US$ 1,29, estão ficando menos populares! Um dia depois do aumento de preços, o top 100 era formado por 40 canções de US$ 1,29 e 60 de US$ 0,99. As primeiras caíram uma média de 5,3 posições; as últimas subiram 2,5. A queda média total das músicas mais caras desde o aumento de preços é de cerca de três posições. O que soa como se os consumidores estivessem punindo os selos gananciosos.
Na guerra em curso para rachar o domínio digital de transferência de Apple, o movimento da Amazon foi bastante audacioso - mas é bastante? A Amazon está mesmo pronta para dar uma mordida na loja iTunes da Apple?
Desde que se lançou em 2003, o iTunes, graças sobretudo a sua conexão com o iPod, já vendeu 6 bilhões de canções em todo mundo (fatura semestralmente cerca de US$1 bilhão). A loja vangloria-se das 10.000.000 de canções no catálogo e, mais impressionante, alcançou no ano passado a varejista Wal-Mart como o maior vendedor de música nos EUA, representando cerca de 80 a 90% do mercado digital de transferência legal de músicas.
Com certeza esse será um movimento ousado da Amazon, reduzindo os preços dos downloads, provocará o primeiro desafio real à Apple. A Amazon MP3 - e outras lojas da música - ainda enfrentam dois obstáculos principais:
1. o iTunes tornou-se sinônimos de transferência digital. A loja é unida não somente ao iPod (que já vendeu 151.000.000 unidades no mundo inteiro), ele igualmente começou recentemente a vender músicas que estão livre da tecnologia da gerência dos direitos digitas (DRM). Isto significa que as canções transferidas podem ser usadas em outros tocadores de MP3 portátil.
2. As alternativas - Amazon MP3, 7digital - não é, até agora, muito prático para se usar. Uma grande parte do sucesso do iTunes é graças a posição do software em computadores dos usuários, e mais recentemente, telefones móveis. Até o momento, os usuários de lojas rivais, precisam transferir as músicas através das páginas da internet, embora a 7digital tenha feito uma parceria recente com a Songbird, sugerindo uma mudança no futuro. Mas ainda, as ofertas especiais da Amazon, vendendo ocasionalmente álbuns inteiros por preços irresistíveis, gera uma grande tentação nos consumidores.
Naturalmente, estes obstáculos não são intransponíveis. Certamente, de todos os concorrentes, a Amazon é talvez a melhor colocada no momento, com uma biblioteca de mais de 5.000.000 de músicas. É uma empresa de nome, conhecida na sua posição como líder do mercado na venda de livros. Mas não é para esquecer que a empresa não teve que superar um concorrente tão grande quanto a Apple para alcangar essa posição. Se Amazon quer cravar realmente seus dentes iTunes, que ofereça então canções por US$0,69, está é apenas a ponta do iceberg.
Fontes: Billboard, Gizmodo Brasil, Gigwise.
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