terça-feira, 24 de março de 2009

Hotel de Amsterdã celebra os 40 anos do 'Bed-in for peace' de Lennon e Yoko Ono

O inusitado e polêmico protesto de John Lennon e Yoko Ono "Bed-in for Peace" ("Na cama pela paz") voltou, 40 anos depois, a Amsterdã. O quarto do hotel onde o ato ocorreu foi aberto para exposição, e várias mostras recriam seu espírito pacifista.

Graças à mostra "Da Holanda com paz", fãs e curiosos poderão lembrar daquele 24 de março de 1969, quando, alheios às críticas dos mais céticos, os dois artistas iniciaram a particular reivindicação com a qual passaram sua lua-de-mel trancados em um quarto para pedir a paz mundial.

Rodeados por cartazes com mensagens como "Bed Peace" ("Paz na cama"), "I love Yoko" ("Eu amo Yoko") ou "Grow your hair" ("Deixe seu cabelo crescer"), os recém-casados aproveitaram a repercussão midiática de seu recente casamento em Gibraltar para pedir o fim da Guerra do Vietnã.

O apelo foi feito a mais de 300 fotógrafos e repórteres de todo o mundo, os quais eram recebidos de pijama diariamente das 9h às 21h. "O hotel Hilton foi o único hotel de sua categoria em Amsterdã que aceitou hospedar o casal, já que, naquele momento, a polêmica rodeava John Lennon por suas relações com as drogas", disse o diretor-geral do estabelecimento, Roberto Payer.

Entre as 40 imagens do casal contidas na mostra organizada pelo hotel há 16 instantâneas inéditas do fotógrafo holandês Nico Koster que, até quatro meses atrás, eram desconhecidas do grande público.

Além da exposição, os curiosos e os seguidores destes dois ícones terão a oportunidade, durante esta semana, de visitar o mítico quarto 702, no qual ambos ficaram hospedados, uma ocasião única, já que, passar uma noite no apartamento custa 1.750 euro (US$ 2.379).

Apesar do alto preço da diária, o quarto é um dos mais procurados do hotel, já que, além de reviver a experiência de John e Yoko, os noivos podem se casar nele, afirmou Payer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário