terça-feira, 17 de março de 2009

Depois do MySpace, bandas usam Twitter para se comunicar direto com os fãs

Se o MySpace se tornou uma das ferramentas mais populares na divulgação de bandas e suas atividades – recentemente, tanto os britânicos do Oasis quanto o trio norte-americano Jonas Brothers anunciaram turnês brasileiras por meio de suas respectivas páginas – o Twitter está estreitando ainda mais a relação dos artistas com seus fãs.

O Faith No More anunciou em fevereiro seu retorno aos palcos depois de uma década. Nem bem começaram as especulações a respeito de uma possível turnê da banda e o baixista Billy Gould aguçou a curiosidade dos brasileiros dizendo, por meio do serviço de microblog que, sim, o FNM está pensando em tocar por aqui (adiantado por esse blog em outra postagem).

O músico disse ainda que por enquanto o Twitter será a principal fonte de informação sobre a banda, que reúne atualmente Mike Patton no vocal, Jon Hudson na guitarra, Mike Bordin na bateria e Roddy Bottum no teclado. Segundo o baixista, o intuito é adotar um esquema de “faça-você-mesmo”, “sem entrevistas e o intermédio da imprensa”. Quem lê os posts do roqueiro, aliás, já sabe que a banda está à procura de um nome para a nova turnê.

Como é possível twittar não só pela página oficial na internet, mas também usando programas no computador ou pelo celular, os artistas não perdem tempo. Questlove, líder da banda de rap The Roots, alimenta seus mais de 30 mil seguidores com informações preciosas frequentemente. Uma das boas novas divulgadas pelo seu microblog é que o grupo prepara seu 11º álbum, “How I got over”, ainda para este ano.

Foi pelo Twitter, também, que o Sonic Youth anunciou aos fãs que tocará em Santiago do Chile no dia 29 de março. Já o rapper Jay Electronica contou os pormenores do nascimento de seu primeiro filho com a cantora Eryka Badu, no mês passado. E, enquanto Trent Reznor, do Nine Inch Nails, provoca Chris Cornell dizendo como se sentiu constrangido ao ouvir seu mais novo disco, produzido por Timbaland, o ex-Soundgarden cita a Bíblia e aproveita para anunciar uma promoção do álbum a US$ 2,99 em uma loja virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário