Com as novas tecnologias que surgem a cada dia, cada vez mais os consumidores estão deixando de lado o hábito de entrar numa loja física e comprar discos de seus artistas preferidos, correndo para chegar em casa e viajar nos encartes, enquanto escutava as músicas no toca-discos ou no já não tão atual CD Player. Hoje tocadores de MP3 são uma verdadeira febre, compramos celulares onde o que menos você faz nele e falar com alguém, a troca de arquivos em redes como e-Mule e Bit Torrent, sucessos de vendas online e comunidades como iTunes, MySpace e Last.fm estão mudando a forma como bandas e gravadoras estão promovendo os seus trabalhos. As vendas de CD's despencam a cada ano em todo o mundo, e até mesmo algumas grandes redes de varejo estão fechando suas filiais ou apostando em outros produtos e tecnologias. São vários os exemplos dessas mudanças, onde novos discos são lançados bem antes nos sites ou redes de relacionamento do que nas lojas, veja alguns exemplos:
- o Kings Of Leon fez uma parceria com o site de relacionamento Last.fm para o lançamento mundial de seu último trabalho, Only By The Night.
- o Kings Of Leon fez uma parceria com o site de relacionamento Last.fm para o lançamento mundial de seu último trabalho, Only By The Night.
- os ingleses do Oasis entraram na mesma onda e lançaram o ótimo disco Dig Out Your Soul ontem no MySpace.
- Metallica volta com tudo no disco Death Magnetic, e lançou quase todas as músicas do disco antecipadamente em seu site oficial.
- o mestre Bob Dylan apresenta o streaming de Tell Tale Signs no site da gravadora NPR Music uma semana antes de lançar uma edição especial do Bootleg Series nas lojas.
- Axl Rose distribuirá o novo disco dos Guns N'Roses (nem tão novo assim!!!) exclusivamente pela rede norte-americana Best Buy.
- Trent Reznor líder do Nine Inch Nails colocou na íntegra o disco Slip no site oficial da banda para baixar de graça, resultado, mais de 1,5 milhão de downloads.
Temos inúmeros de outros exemplos, e se for listar todos vou levar mais uma semana para terminar essa postagem. Saindo um pouco do mundo virtual, li esses dias como o Oasis está fazendo para divulgar o disco do qual eu já comentei. A gravadora do grupo bolou uma campanha muito diferente para divulgar esse disco, no lugar de singles nas rádios ou colocar os irmãos Gallagher para tocar, a Warner contratou artistas de rua. Em parceria com a secretaria de turismo de Nova York, colocaram músicos em diversos pontos da cidade para tocar algumas faixas do novo trabalho dos Oasis. Foram escolhidos mais de 20 artistas que fazem parte do MUNY (Music Under New York). Essa promoção foi filmada para virar documentário, e já pode ser visto no canal do YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário