Se na postagem anterior falava da morte, essa postagem vou falar de nascimento, ou melhor, renascimento do disco de vinil, ou disco em vinil, como acharem melhor! Para quem achou que o disco estava morto, desde o ano passado a indústria fonográfica mundial vem tendo grandes surpresas. Em 2007 só nos EUA foram comprados quase 1 milhão de LP's, em 2006 foram 858 mil, e para 2008 a previsão de vendas é de 1,6 milhão de cópias da "velha bolhacha". Quem está faturando alto também com essa onda são as fabricantes de toca-discos, só no ano de 2007 foram vendidos meio milhão de aparelhos. Estou falando somente do mercado americano!!! Para se ter uma idéia, em 1989, foram vendidos 1,8 milhões de toca-discos. Essa mudança com certeza se deve a desilusão com o som do CD e, principalmente, dos MP3, gerando muitos comentários de produtores e engenheiros de som e masterização. Para o entendido Bob Ludwig, que trabalhou com o Nirvana e Bruce Springsteen "O som dos MP3's só exacerbou a tendência de degradação de áudio. O MP3 pega 90% da música e joga fora", comentou na Rolling Stone.
Nos EUA grandes redes de varejo estão vendendo LP's, como as gigantes BestBuy e Amazon, e outras mais independentes. Por aqui ainda temos algumas lojas especializadas que resistiram e sempre venderam o disco de vinil. A mais conhecida de todas, certamente deve ser a Barato Afins e a Ventania, localizada na Galeria do Rock em SP. Em Porto Alegre as melhores opções são a Boca do Disco e a Stoned, ambas no centro da cidade.
Aqui no Brasil, algumas grandes redes do varejo estão acompanhando está tendência e começaram a vender LP's, só a Livraria Cultura confirma a venda de 300 cópias no mês de maio. O grande problema é que a última empresa que fabricava discos de vinil no país, a Polysom, fechou as suas portas nesse ano, e a Deckdisc estuda a possibilidade de abrir uma fábrica no país. Atualmente algumas gravadoras estão fazendo os discos no exterior e importando as bolachas. Nomes como Marcelinho da Lua, Black Alien, Nação Zumbi e o novo do Lenine estão no formato LP para venda no país. O Radiohead já vendeu 13 mil cópias do disco In Rainbows e o mestre Dylan, que relançou o disco Blonde On Blonde, já vendeu 25 mil cópias no exterior.
Outras coisas legais que estão ajudando a impulsionar as vendas dos LP's é uma novidade lançada na Inglaterra. Você compra o LP e junto leva uma senha para baixar pela Internet as músicas em formato MP3.
Mas o mais interessante foi lançado pela Ion Audio, trata-se de um sistema para converter seus discos de vinil diretamente para o seu iPod ou passando pelo iTunes, chamado LP Dock, a brincadeira custa U$299,00 nos EUA. Por aqui certamente vai passar dos R$1.000,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário